quinta-feira, 29 de abril de 2010

A Aguia vai celebrar, no terreno do reptil enraivecido


Dizia-me o xico da alpendurada, que no domingo vamos poder festejar o titulo, com os pontos que conquistarmos no campo do clube de Palermo. Respondi-lhe que era natural, dada a distancia qualitativa do futebol exibido pelas equipas que se vão confrontar.

Depois a conversa virou para o ambiente que está a ser gerado, principalmente a partir das hostes pintistas, devido à incerteza e frustração que o terceiro lugar lhes provoca. A violencia é o maior perigo e para a evitar, já se recorreu a forças de segurança da policia de Lisboa. No estádio, a raiva vai imperar, pois, para salvar a época, ganhar ao Benfica é imperioso e vai valer tudo, para o conseguirem.

À equipa da Aguia Vitoria, cabe mostrar, nas quatro linhas, coragem e cabeça fria e derrotar, com talento, querer e inteligencia o reptil mitico enraivecido para festejar o titulo.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Realidade nova ou mudar para ficar tudo na mesma?


Suspensão de utilidade pública em Diário da República

O despacho que suspende por um ano o estatuto de utilidade pública desportiva da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) foi publicado esta terça-feira em Diário da República, com efeitos a partir de 12 de Abril.

A suspensão, «pelo prazo de um ano, eventualmente renovável por idênticos períodos», implica «a suspensão imediata dos apoios financeiros resultantes de contratos-programa», bem como impede a renovação dos actuais. No entanto, excluem-se os contratos-programa relativos à «colaboração no âmbito do alto rendimento ou das selecções nacionais».

«Durante o prazo de suspensão do estatuto é interdita a possibilidade de celebração de novos contrato-programa, para os mesmos fins dos suspensos, excepto os que dizem respeito à própria organização e gestão da FPF», refere o despacho.

Assinado pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, o despacho hoje publicado em Diário da República «será revisto sempre que as circunstâncias o justifiquem, podendo ser alteradas as medidas agora decididas ou aditadas outras, sem prejuízo de, a qualquer tempo, poderem ser dadas por findas».

O documento refere o esforço da Federação para adequar os seus regulamentos ao Novo Regime Jurídico das Federações, rejeitado em Assembleia Geral.

Comentario
O novo regime juridico das federações é um documento que poderá marcar uma nova era no desporto nacional e em especial, no que ao futebol diz respeito. Futebol que nos ultimos trinta anos tem sido comandado pelos donos da bola e seu sistema em que a corrupção tem campeado, sem que os responsaveis actuassem, antes pelo contrario, contra a viciação das competições.
Para já, aguarde-se pela reacção dos contestatarios do poder perdido e pela resposta de quem tutela o desporto. Haja transparencia no desporto, é o que aqui na tasca se deseja. E que o desejo se torne realidade.